Confraria da Capeia entroniza novos confrades em Alfaiates

No próximo dia 30 de março, domingo, a Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana (CACA) vai reunir o seu capítulo geral de entronização. O evento decorre nas Terras do Forcão, concretamente em Alfaiates e Aldeia Velha.

A recepção aos participantes será no recentemente recuperado castelo de Alfaiates, onde será servido o pequeno-almoço, após o que se fará o desfile das confrarias pelas ruas da mesma localidade, realizando-se a foto de família junto ao mural do Touro Raiano, do designer Nuno Miles.

Mural do Touro Raiano, junto ao qual se fará a ‘foto de família’

A comitiva segue para o antigo Convento de Sacaparte, em Alfaiates, no qual ocorrerá a cerimónia oficial de entronização, com início às 11:30 horas, com diversas intervenções e Oração de Sapiência pelo Dr. Norberto Manso, subordinada ao tema “Em agosto, capeias a gosto”. Seguidamente serão feitas duas homenagens a outros tantos mestres/arquitetos do forcão, ainda no ativo: Ti Mostajo e Tu Domingos de Vale de Espinho. Serão, também, realizadas duas homenagens a título póstumo a duas figuras da tauromaquia, das capeias e dos encerros: Manuel André Jorge, “Manecas” Jorge, cavaleiro tauromáquico, ligado também aos encerros e Conrado Abad Gullón, “El Maño”, o Eterno Maletilla, figura muito querida em toda a raia sabugalense.

Para além de algumas dezenas de novos confrades que irão ser entronizados, serão entronizados como Confrades Honorários o atual Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, a Deputada Dulcineia Catarina Moura, o Jornalista Jorge Esteves, o Realizador Jorge Pelicano, o Designer Nuno Aparício e o Raiano João Sanches, que cedeu o edifício para a Casa Museu/sede da Confraria, num total de mais de 40.

Serão oferecidas, às confrarias visitantes e aos homenageados, na troca de lembranças a ter lugar no almoço no Raia Arena, em Aldeia Velha, obras alusivas ao Concelho e à Tradição. O almoço consta de gastronomia tradicional raiana, com serviço a cargo da Casa da Esquila.

Nesse mesmo dia será lançado o Bosque do Forcão com a plantação dos primeiros quatro carvalhos e dois pinheiros, os quais servirão para fazer o forcão em 2050. Relativamente a esta iniciativa, serão plantados, no total, 52 carvalhos e 26 pinheiros, para concretizar o Bosque do Forcão nas 13 Terras do Forcão, que, embora disperso, pretende realçar a unidade e resiliência arraiana, nomeadamente na preservação da tradição da capeia.

Para o II Capítulo Geral está já confirmada a presença de algumas dezenas de confrarias, havendo inscrições desde o Algarve ao Norte do País e Ilhas.

O evento será abrilhantado pela Fanfarra Nem Fá Nem Fum e pelo Grupo Musical Trivenção.

As inscrições podem ser realizadas, até o dia 22, para o email da Confraria da Capeia confrariadacapeia@gmail.com ou pelos contactos presentes no cartaz.